Aquele encontro futuro já estava previsto por Domingos há meses. Não sabia se era sua forte intuição ou se ele tinha mesmo algum poder especial. Vivia dizendo que Nara ia encontrar Caco na rua. E seria num dia chuvoso de verão.
No início, Nara pensa que é pura brincadeira de Domingos já que ela adora comprar guarda-chuvas. Possui uma coleção deles, de variados tecidos, desenhos e cores. Prefere os de cabo longo, modelos exóticos e sofisticados. Domingos também não desconhece que Caco é seu ator preferido.
Mas a insistência de Domingos chega a ser quase uma obsessão. Ele sabe perfeitamente que Caco mexe com seu imaginário. Dono de uma beleza incomum, tem um charme bronzeado, rosto talhado a canivete, corpo atlético, alto, sorriso encantador, olhar misterioso, voz máscula e ritmada.
Nara não compreende a motivação dele sobre o possível encontro com Caco. Domingos precisa regularmente de fantasias para alimentar seu amor por ela? Seria essa a razão?
Afasta as cortinas e abre as janelas do quarto, em seguida senta na pequena poltrona e pega um livro na prateleira sobre a vida de Simone e Sartre. Gosta de ler sobre a rabugice, a inteligência e a liberdade de Sartre. As atitudes independentes de Simone a deixam empolgada. Ao mesmo tempo, acha estranho que S. de Beauvoir sinta tanto ciúmes de Sartre. Lembra de uma frase memorável dela: "É o desejo que cria o desejável e o projeto que lhe põe fim". Tem verdadeiro fascínio pela história complexa e eletrizante dos dois amantes.
Um leve cheiro de flores silvestres invade o aposento que dá para um jardim. Liga o som e uma música suave de fundo torna o ambiente acolhedor. Precisa de paz para raciocinar.
Enquanto lê trechos da biografia, reflete sobre o comportamento cheio de altos e baixos de Domingos. Tenta manter os nervos sob controle absoluto. Não possui mais habilidade para compreendê-lo?
Surpreendentemente, se constrange com a altivez e a natureza de Domingos por demais contestadora. Faz uma pausa na leitura, suas pálpebras fecham à procura de uma corrente que flua melhor seus pensamentos desalinhados. Seus olhos reviram para cima enquanto ela ouve o eco de suas reflexões.
Logo se recompõe e todas as suas necessidades emocionais parecem subitamente satisfeitas. Decide sair e almoçar com uma amiga. Senta na cama e liga para Maya que está disponível e se mostra contente com o convite. Há muito não se veem. Maya é particularmente simpática e brincalhona.
Marcam em um restaurante tradicional e discreto, avarandado, propício a longas conversas e confidências. Maya chega pontualmente às 13 horas. Está com sede e logo pede um suco de laranja com gelo. Abraçam-se longamente como duas irmãs. Toda vez que elas se encontram, se observam atentamente como fazem as mulheres. Maya é muito elegante, os cabelos alourados caem sobre os olhos. Usa um vestido longo com estampa oriental e uma sandália havaiana tipo exportação.
Nara repara logo seu celular de última geração. As duas amigas, no entanto, não têm mais a mesma intimidade, Maya atende uma ligação atrás da outra. Aquilo irrita sobremaneira Nara. Ela deseja conversar, mas a conversa não engrena. Pedem o cardápio e as duas decidem comer um filé com legumes na manteiga. Não dispensam o chope com dois dedos de colarinho. Bebem quatro em tulipas finas.
Três da tarde quando o telefone toca e Maya fala com voz sussurrante. Diz que seu namorado vem buscá-la. Comenta sobre ele com entusiasmo juvenil.
O tempo vira, sopra um vento estranho e nuvens cinzentas surgem no céu. Dez minutos depois, cai um aguaceiro. As duas mudam de mesa para se proteger da chuva. Pedem, apressadas, a conta.
Um pensamento ligeiro passa pela cabeça de Nara.
Em seguida, ela vê entrar o deslumbrante Caco, guarda-chuva vermelho molhado, indo em direção à mesa.
Para perplexidade de Nara, beija longamente sua amiga com fervor de namorados recentes.
Os dois se despedem rápidos de Nara e saem, batendo a porta do carro.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Alice querida!!
um brinde á nós!!
com o melhor das champanhe
na melhor taça!
bjão!
fabiola
Bom!
curti =)
Bom carnaval!
Postar um comentário